terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tonight is the night for surrender

Poco. Legend, 1978.

Bons tempos do vinil. A capa grande branca com o cavalo poderoso de olho vermelho apenas delineado. Para quem já conhecia a banda um susto logo de cara. Formação nova, de novo. Agora apenas 4 na banda: Paul Cotton, lead guitar e vocais; Rusty Young, steel guitar e vocais; Charlie Harrison, baixo e vocais; Steve Chapman, bateria e mais alguns músicos adicionais. O 13º disco da banda, que, junto com os Eagles, re-definiram e ampliaram o conceito de country rock inventado pelos Byrds e explorado pelos Flying Burrito Brothers, Buffalo Springfield e depois por Crosby, Stills, Nash & Young e muitos outros.

Muitos músicos famosos passaram antes e depois por essa grande banda. Gente como Jim Messina, Richie Furay, Randy Meisner, George Grantham, Timothy B. Schmit, Al Garth entre outros.

A nova banda veio com um novo som, mais orientado para o pop e para o mainstream do rock e a fórmula parece que funcionou bem melhor que a anterior, mais tradicional e de raiz. Tanto que, neste disco estão dois ou três dos maiores hits individuais da banda. "Heart of The Night" e "Crazy Love", além das belíssimas "Spellbound", "The Last Goodbye", "Barbados", "Little Darlin'" e das mais ritmadas "Boomerang" e "Legend" formam um total de 9 canções altamente interessantes, audíveis e tocáveis, mesmo hoje, passados mais de 30 anos do seu lançamento.

As harmonias vocais complexas, os arranjos sofisticados que beiram a perfeição, a qualidade instrumental dos músicos permeia todo o disco que resulta absolutamente coeso, equilibrado, daqueles em que fica difícil escolher a melhor música, todas elas compostas ou por Cotton ou por Young. O disco foi produzido por Richard Sanford e gravado em Los Angeles. A edição em vinil (MCA Records) continua insuperável.


3 comentários:

Nat Kleinsorgen. disse...

Na falta do vinil, baixarei o disco :)

joolyn disse...

Boa medida. Boa parte do catálogo foi remasterizada (para o bem ou para o mal), mas conseguir o LP hoje em dia é quase impossível. Vamos aos formatos digitais então.

Abraços.

Loja Virtual disse...

Excelente seu blogue!

Bem, vou fazer o que eu vim aqui fazer: Já conhece nosso blogue?

É feito para todos aqueles fazem música, mostre para seus amigos!

http://palheteria.blogspot.com/

Nos siga, também, no twitter!

@palheteria

Abraços!